Um e-mail profissional, em oposto ao Gmail e demais “gratuitos”, transmite não só credibilidade mas também segurança nas interações com os clientes.
O email profissional é uma forma de aumentar a credibilidade das suas comunicações, dando mais segurança a quem as recebe.
Vou utilizar o meu próprio exemplo para ajudar a explicar.
O nome da nossa empresa é “Converto”, assim o meu e-mail profissional é joaquimsantos@converto.pt e o e-mail geral da empresa é info@converto.pt. Não acha que transmite mais profissionalismo do que joaquimsantos857@gmail.com ou mesmo converto@gmail.com?
Além de mais profissional, mostra que o endereço de email realmente pertence à empresa, transmitindo assim mais confiança.
Pode parecer apenas um detalhe, mas quando utilizamos um email profissional, divulgamos a nossa marca, produzindo valor simbólico. Assim, construímos o reconhecimento da empresa, que passa a ser vista e fixada pelos clientes.
Quando criamos um email gratuito, os dados que colocamos não são validados pela entidade onde os inserimos, isso permite que qualquer pessoa mal intencionada possa criar um email com o nome igual ou parecido com o do nosso negócio e com isso causar problemas.
Voltando ao meu próprio exemplo, já reparou que qualquer pessoas pode criar um email com o mesmo nome que o meu? joaquimsantos857@gmail.com por exemplo? ou mesmo da empresa, alguém pode criar o endereço comverto@gmail.com e a grande maioria das pessoas não iria distinguir o verdadeiro do falso… isto pode ser usado para criar grandes transtornos ao nosso negócio.
Sem qualquer custo acrescido, um e-mail profissional pode ter vários endereços associados e assim serem dirigidos ao destinatário adequado.
por exemplo, pode ter o geral@suaempresa.pt para mensagens gerais mas pode ter também o gerencia@suaempresa.pt para questões relacionadas com a gerencia ou o contabilidade@suaempresa.pt para questões de contabilidade. Isto são apenas exemplos, pode ter os que achar por bem, sempre @suaempresa.pt assim como oseunome@suaempresa.pt como é o meu caso no joaquimsantos@converto.pt.
Financeiramente nem chega a representar custo…
Algumas empresas até já tem domínio registrado que geralmente usam para o seu site, mas usam endereço de e-mail “gratuito”. Nestes casos pode até ser possível criar os seus e-mails profissionais sem qualquer acréscimo de custo!
Mas mesmo para quem não tem domínio ou site, utilizar e-mail profissional não significa investimento significativo.
Na verdade, um simples café diário custa, mensalmente, mais do dobro do que o custo de um e-mail profissional no mesmo período, sendo que o e-mail profissional é uma forma de aumentar a credibilidade das suas comunicações, dando mais segurança a quem as recebe e por isso ajuda a obter/melhorar os seus resultados profissionais.
Neste caso, pode rondar uns 30 cêntimos/dia…ou seja menos da metade do custo de um café.